quarta-feira , 20 novembro 2019
Início / Resenha / Quando e porque usar o compressor?

Quando e porque usar o compressor?

Não há nada como a compressão para melhorar uma mixagem. Por outro lado, não há nada como a compressão pra arruinar tudo. Então, quando você deve comprimir? E  mais importante, por quê?

 

Recebo muitos e-mails me pedindo para falar sobre compressores. Forma de utilização, parâmetros, novas técnicas de compressão, etc. Mas o que tem animado a escrever sobre isso é que na maioria das mixagens que eu escuto e não gosto, é principalmente pelo mau uso do compressor.

Seja em peças individuais, “espetado” no L/R ou quem sabe na masterização, o compressor é a forma mais rápida de estragar uma boa mix.

Então antes de começar zilhões de posts falando sobre compressores vamos saber:

 

 

 

A primeira regra da compressão!

A primeira regra de compressão é ‘Não!

Sim isso mesmo, não comprimir. Com equipamentos modernos nunca há qualquer necessidade técnica de comprimir, então não há absolutamente nenhuma razão para que a compressão deva ser a norma. Tem que ser uma boa justificativa sólida para você procurar o plugin no menu “compressores”.

Mas há duas boas razões para que você possa querer para comprimir. Então …

 

Razão para comprimir número 1

Razão n º 1 para a compressão é que você tem um instrumento ou faixa vocal que varia muito de nível. Você quer mesmo essa trilha num nível mais estável porque soa melhor assim, ou simplesmente para tornar a tarefa de mixar mais simples.

Mas você precisa ter em mente que a redução da faixa dinâmica com compressão é o “caminho mais fácil”. Muitas vezes isso pode ser feito muito melhor através de  automação. Você pode nota por nota se necessário, definir exatamente o nível certo manualmente, sem compressor envolvidos.

Leia:

O benefício disso é que você pode aplicar toda a sua habilidade, experiência e inteligência para essa tarefa. Sua compressão no plugin não tem cérebro ao fazer essa tarefa mal feita pode cometer erros.

Controlando a faixa dinâmica manualmente é uma alternativa segura para  o vocal principal. Para a faixa de pandeiro por exemplo ,  o seu compressor fará bem o trabalho de imediato,e ninguém vai notar nenhuma diferença. Aplique  seu tempo e energia de forma adequada e não se desgaste com assuntos triviais.

Razão para comprimir número 2

Razão n º 2 para a compressão é que a compressão muitas vezes apenas soa bem, independentemente de questões de faixa dinâmica. E se isso parece bom, então faça-o!

Compressão quase sempre faz o vocal principal subjetivamente mais agradável e interessante de se ouvir, por isso é quase sempre vale a pena tentar comprimir o vocal principal.  Leve o tempo que tiver disponível – experimente vários plug-ins e suas várias configurações. Não basta usar o preset “voz principal”. Você assumiu o papel de engenheiro de som para fazer seu trabalho e projetar a mix.

Seria surpreendente se você não puder  obter um melhor som do vocal principal com compressão. Mas se você já tentou todas as opções e não pode fazer quaisquer melhorias, bem a pista só não precisa de compressão. (Tenha em mente que você precisa considerar compressão no contexto de toda a mixagem, não apenas em faixas individuais em isolamento.)

A compressão pode funcionar muito bem nos vocais e instrumentos  também. Um instrumento que não faz muito sentido usar a compressão é uma guitarra distorcida. O efeito de distorção já faz a compressão, então não há uma gama dinâmica de uma compressão para trabalhar. Mas você pode experimentá-lo. Por que não?

 

O botão mágico do compressor

Finalmente, todos os compressores possuem um “botão mágico”.

 

 Você sabia?

Bem, pelo menos, todos os compressores modernos que eu posso pensar. Este botão é mais importante do que qualquer outro controle que qualquer hardware ou plug-in compressor possui. E este botão é rotulado …

‘Bypass’

Sim, pressionando este botão, você pode tirar o compressor completamente fora do circuito!

E por que você quer fazer isso?

Bem, a resposta é simples – para que você possa saber se o que você está fazendo é uma melhoria. O botão de bypass deve ser o mais usado no controle do  compressor *. E se você não estiver usando, então você realmente não sei se você está fazendo coisas melhores ou piores na sua mi.

Portanto, em conclusão, uma feliz compressão pra você. Se você pode colocar sua mão em seu coração e dizer cada vez que exatamente por isso que você está comprimindo, então você está bem no caminho para uma mixagem profissional


* Para tirar o melhor proveito do botão bypass, você deve definir o seu ganho de make-up  para que o sinal que você está comprimindo soe subjetivamente igualmente alto quando você ativar e/ou não o bypass. Caso contrário, a mudança de nível quando você pressiona o botão irá ofuscar o seu julgamento.

 

Post inspirado, traduzido e totalmente modificado do site www.record-producer.com

Sobre Diego Moreno

Fundador do site, Engenheiro de áudio, apaixonado por música, divide o tempo entre a estrada o estúdio e a constante atualização do site.

Confira também

Entrevista: Rafael Fadul

Nome: Rafael Fadul Idade: 23 anos Origem: São Paulo, SP Atualmente em: Los Angeles, California …

%d blogueiros gostam disto: