terça-feira , 17 setembro 2019
Início / Dicas / Montando um setup de Pedais – Parte 2

Montando um setup de Pedais – Parte 2

Continuando a série sobre como montar um setup de padais, caso você não tenha lido a parte 1:

Montando um setup de pedais – Parte 1

 

 

Pedais para um setup básico

 

Complicado definir isso, apesar de já ter ajudado alguns amigos a acharem os seus “favoritos”. Tudo depende do tipo de som que vá fazer  do quanto quer gastar e do quão boa é sua imaginação pras sonoridades modernas.

Precisa definir primeiro, o que você gosta de usar e se precisará mesmo usar nesses shows e gravações onde pretende usar esse seu novo setup. Tendo isso como princípio, você já eliminará boa parte dos pedais que não te trarão benefícios sonoros e fará vc economizar alguns reais. Eu tenho sugerido muito os “MULTI-EFEITOS” como por exemplo pra Modulação *MODFACTOR(EVENTIDE), para filtros *FM4(LINE6) um pedal que particularmente,adoro e não sairá do meu setup tão cedo. A gama de efeitos que ele tem, me atende perfeitamente.

Mod Factor e o FM4

Se eu fosse usar um pedal por efeito que cada multi efeito me oferece, não teria grana pra investir. Por isso fique atento ao que realmente gosta de usar.

Drives são ótimos, ele te seduz e te engana facilmente rs! Dê preferência a testá-lo em seu próprio AMP ou em algum próximo do som daqueles em que irá utilizar nos shows. Desse jeito, não terá surpresas desagradáveis… Falantes e Pre Amps se comportam diferente em várias situações, seu pedal nunca irá soar igual em AMP’S diferentes que encontrar por ai…

Sei o quanto é difícil encontrar aquele pedal que você gosta em lojas pra testar, sendo assim não tenha preguiça em assistir revíews de pedais e comentar com amigos sobre os prós e contras de cada um deles. Pense de forma prática também. Não se deixe levar por minhas dicas, queira mais e pesquise você mesmo, vai ficar fascinado com esse mundo.

Uma dica importante é saber entender o pedal, conhecer os limites de cada pedal, testando combinações.
Exemplo de Setup funcional e simples:

  • EX.1-  AFINADOR + WAH-WAH + TS9(DRIVE) + THE RAT(PROCO/ DISTORTION) + DL4(LINE6)   Ou um pouco mais requintado rs!   
  • EX.2-  AFINADOR + WAH-WAH + FM4(LINE6) + TS9(DRIVE) + PINNACLE (WAMPLER/DISTORÇãO) + MODFACTOR(EVENTIDE) + FLASHBACK X4 (DELAY/TC ELECTRONICS)  

.
Seguindo as dicas,acho desnecessário o uso de NOISE REDUCTION ou GATE, eu não uso nos meus setup. Talvez poderá precisar de um pedal de Boost e/ou de um pedal de Buffer*

 

5 – ordem de ligação
Setup de Pedais

Acho que esse tópico é a grande dúvida, ou já foi a de muitos guitarristas. Pois bem, sabemos de algumas “regras” cujo nome já bagunça tudo, isso por que já ouvi muito e lí muito que não existem REGRAS pra ordem de pedais, e sim uma adaptação de acordo com o som que vc está acostumado a ouvir, ou quer passar a ouvir. Aquela velha coisa de: Jamais use um DELAY antes de um DRIVE, ou Afinadores sempre no começo da CADEIA DE PEDAIS, tem suas verdades e comprovações. Porém esse é o primeiro exercício de um guitarrista que quer montar seu próprio pedalboard: experimentar ligações e modificar esses conceitos dentro de sua cabeça

Descontruir seria a palavra, sem medo de errar.  O importante é que o som deve sempre estar soando muito bem em seus ouvidos, sem regras,  padrões nem modelos. Afinal de contas, a música não tem barreiras. Exercitemos isso desde o nosso PEDALBOARD!!!

Isso foi uma pequena contribuição para aqueles que ainda não sabem como lidar com certo tipo de situação ou ainda se encontra com dúvidas em alguns desses tópicos acima. Espero ter ajudado e qualquer dúvida só entrar em contato, se puder ajudar em algo, estarei as ordens.

Grande abraço a todos !

Sobre Théo Silva

Guitarrista e diretor musical. Há 3 anos acompanhando a cantora Margareth Menezes exercendo a função de guitarrista,Théo Silva acumula experiências em turnês pelo México,Itália e África.Ainda concilia tempo com projetos e shows paralelos.
%d blogueiros gostam disto: